Pesquise aqui

Música e Educação: essa dupla tem dado certo

Publicado  4/14/2010

(foto: Naiara Carneiro)

Ultimamente muitos educadores brasileiros vêm utilizando a música como ferramenta de ensino na tentativa de prender a atenção dos alunos, e os resultados estão sendo positivos, pois estes passaram a entender melhor as explicações.

A música na sala de aula estimula o aprendizado, indo além do repasse dos conteúdos dos livros. Os professores afirmam que a música serve para acalmar e disciplinar as turmas mais desobedientes e desatentas, tornando-as mais criativas e com mais facilidade para se comunicarem. Estudos mostram que a música é um dos estímulos mais potentes para os circuitos cerebrais, contribuindo para o aprimoramento de outras habilidades corporais.
A professora de língua inglesa no ensino médio, Mariana Carneiro, afirma que “quando se utiliza a música, as aulas ficam mais interativas, há a quebra da rotina, além dos alunos gostarem muito”.

Em 18 de agosto de 2008 foi sancionada a lei nº11.769, que determina que o ensino de música deverá ser conteúdo obrigatório na educação básica, e as escolas públicas e privadas do Brasil deverão incluí-la na grade curricular até o ano de 2011.

Naiara Carneiro

0 comentários: