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Inclusão Social e Páscoa

Publicado  4/22/2010


Na tentativa de quebrar preconceitos a E. E. F. Pe. Cícero, no município de Juazeiro do Norte, encontra uma forte aliada: a Páscoa.

O trabalho desta equipe de educadores se destaca pela busca de uma sociedade mais justa e participativa. Pioneira na inclusão social de crianças especiais carentes, recebe alunos de bairros como o Mutirão, o Pio XII e o Aeroporto. Ocorrendo ali a construção de uma relação harmônica de igualdade e fraternidade entre estas crianças e as outras, famílias e os funcionários que com elas lidam.

Na visão da pedagoga Maria Elisabete Pacheco, “no momento em que o conceito de páscoa é trabalhado dentro da escola, sem exaltar os cunhos comerciais e midiáticos, deixando somente o conceito real da páscoa, de ressurreição, vida transformada, isto dentro de uma visão religiosa, pode levar os alunos a refletirem para modificar as suas vidas.”

Neste contexto, esta equipe viu na páscoa uma boa oportunidade de orientar os alunos em busca da reestruturação de valores. Segundo a professora Wilna Lopes o foco é dado de forma que eles percebam que os símbolos materiais “são só mídia, só propaganda, mas que não é esse o sentido da páscoa”.

As problemáticas abordadas nesta época são, principalmente, a violência familiar, as carências afetivas e financeiras das crianças, e, principalmente, as relações sociais e afetivas independente das deficiências. Nesta realidade, desmistificar a páscoa através do debate acerca da renovação que esta representa é, também, uma luta diária.



Leylianne Alves Vieira
Livia Nobrega dos Santos

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