Pesquise aqui

A celebração da Páscoa nas diversas religiões

Publicado  4/12/2010

A celebração da Páscoa nas diversas religiões
Como as vertentes cristãs vivem essa festa



Quando se fala em Páscoa logo nos vem à mente ovos de chocolate e coelhinhos. Essas simbologias que fazem parte do mundo social são irrelevantes no entendimento religioso da festa. Porém são hábitos que não são proibidos, contanto que não se esqueça o principal significado da data, pois da mesma forma que aconteceu com outros eventos religiosos, a Páscoa vem sendo encarada por algumas pessoas como apenas mais um evento comercial.

ORIGEM


A origem dessa celebração se deu antes mesmo do nascimento de Cristo e era comemorada simbolizando a libertação dos judeus da escravidão no Egito. A data é lembrada praticamente em todas as religiões cristãs, porém existem entre elas algumas diferenças.

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Para as Testemunhas de Jeová o evento é considerado o mais importante do ano onde eles relembram a Refeição Noturna do Senhor. “A gente celebra da mesma maneira que Jesus celebrou e faz basicamente o que ele fez na última ceia após o pôr do sol”, esclarece a estudante de engenharia civil Monalisa Wanderley Gonçalves. “No domingo é normal pra gente, porque pelo calendário judaico o dia da morte de Jesus cai em datas distintas ano após ano”, complementa a estudante. De acordo com a tradição das Testemunhas de Jeová este ano a data da morte de Cristo caiu no dia 30 de março.

MÓRMONS


Os adeptos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (coloquialmente conhecidos como Mórmons) não fazem uma celebração especificamente mais solene neste período, pois todos os domingos são lembrados como o dia da libertação. Não há restrições quanto ao que comer, são apenas mantidos os preceitos já praticados. A estudante de administração Susana Peixoto Vieira ressalta: “o domingo é o dia do Senhor e nesse dia não deve haver outras atividades que não as religiosas”.

CATÓLICOS


Para os católicos a festa é um grande acontecimento. Nos dias anteriores ao sábado da Páscoa se limita a ingestão de alimentos, especialmente carne vermelha, a fim de relembrar o sacrifício de Cristo. Finalmente no sábado é realizada uma celebração cheia de muita simbologia para festejar a tão esperada ressurreição do filho de Deus. Maria Paulino da Silva, ministra eucarística da paróquia Nossa Senhora de Lourdes comenta “a Páscoa é a maior festa no mundo cristão, pois fundamenta a nossa fé, revelando o poder de Jesus ao vencer a morte, instigando-nos a uma mudança de vida”.


Os cristãos veem a morte e ressurreição de Cristo como o centro de sua fé, vendo neste acontecimento o desejo de um mundo de paz e solidariedade. Até mesmo entre os não cristãos o momento torna-se oportuno para a reflexão, tirando gradativamente de ênfase o mero aspecto comercial voltado à data.

José Itamar e Naiara Carneiro

0 comentários: